Bia_Bedran

Bia Bedran

Convidado

Bia Bedran formou-se em musicoterapia pela Faculdade de Musicoterapia no Rio de Janeiro e em Educação Artística com habilitação em música. Se tornou mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, e foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Entre 1973 e 1983 integrou o Quintal Teatro Infantil, onde realizou trabalhos de atriz, cantora e diretora musical de todos os espetáculos infantis do grupo. Dentro outros trabalhos de destaque, Bia também participou e fundou o "Bloco da Palhoça", com quem gravou seu primeiro disco na década de 1980.

Nas décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão. Foi a apresentadora do programa Canta Conto, realizado pela extinta emissora TVE Brasil do Rio de Janeiro, atual TV BRASIL. Participou também do Lá Vem História, do canal TV Cultura de São Paulo.

Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. É uma referência em arte e educação, com públicos cativos em shows, peças de teatro infantil e palestras para adultos.

Como pesquisadora, lançou o livro A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2013, na categoria teórico. Dois de seus livros lançados pela Ed. Nova Fronteira intitulados “O Caraminguá” e “O Mundo dos Livros” (Prêmio Jabuti 2016) estão incluídos nos catálogos 2014 e 2016 da FNLIJ para a Feira Internacional de Livros de Bolonha.

Em mais de 40 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro.

Realização

logoicvclogo

Apoio Cultural

apoio (8)
Asset 17
apoio (5)
apoio (4)
apoio (3)
apoio (2)
apoio (1)
apoio (9)
apoio (6)
apoio (7)