polenicvc

Projeto Pólen

O Pólen é um projeto de incentivo à leitura realizado pelo Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves – I.C.V.C. cujo principal objetivo é oferecer ao público situações que possam inspirar ações educativas, culturais e que evidenciem, a partir da narração de histórias, a importância da palavra e do convívio. Por meio do Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen são fomentadas a troca de experiências, a reflexão e a discussão de questões fundamentais a respeito do papel do contador de histórias. As discussões e trocas enriqueceram as apresentações culturais gratuitas que paralelamente são oferecidas ao público, mostrando as diferentes facetas da narração de histórias.

Breve História

O Projeto Pólen nasceu em 2008 como uma ação integrada composta por apresentação de teatro nas escolas, oficinas culturais para professores, apresentação de narração de história em hospitais e um encontro de contadores de histórias. Nesse Primeiro Encontro tivemos a presença das pesquisadoras e contadoras de histórias Regina Machado, Gyslaine Matos, Fernanda Ribeiro e do curador Alexandre Camilo. Este projeto, totalmente gratuito para o público, teve o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e foi desenvolvido em Cubatão, entre os anos de 2008 e 2009. Ao final do Projeto foram realizadas 77 apresentações e mais de 10 mil pessoas beneficiadas, em uma época em que a narração de histórias dava os primeiros passos para ser reconhecida como uma atividade capaz de contribuir o autoconhecimento, para o fomento das relações interpessoais e intergeracionais e fundamental para o estímulo à imaginação e incentivo à leitura nas crianças.

Após essa fase, por falta de recursos, o Projeto foi reestruturado e o I.C.V.C. passou a custear as apresentações dos contadores de histórias em creches públicas. Entretanto, sempre foi intenção do I.C.V.C. retomar pelo menos mais uma atividade do projeto original. Essa intenção se tornou mais forte com a proximidade do aniversário de 10 anos do Projeto. Trabalhamos intensamente para promover o Segundo Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen, que teve como temática “As diferentes facetas da narração de histórias nos dias de hoje”. Esse Segundo Encontro foi sediado em Santos e teve uma programação variada, com a presença de pesquisadores e contadores de histórias reconhecidos internacionalmente como a escritora Lenice Gomes, o pesquisador Marco Haurélio e os curadores Alexandre Camilo e Camila Genaro.

Em 2019 realizamos o Terceiro Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen com o tema “Contar para Educar – Um panorama sobre a importância da narração ontem e hoje”. Durante o Encontro contamos com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público envolvendo o tema central do Encontro, desde oficinas, roda de histórias até a inclusão da cidade de Santos no Circuito Nacional de Romarias de Histórias. Recebemos a representante da Secretaria de Cultura de Santos e centenas de pessoas que lotaram o Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto, local onde aconteceu a maioria das atividades. Participaram desse Encontro pessoas da Região Metropolitana da Baixada Santista, da capital paulista, de cidades do interior do estado de São Paulo e de outros estados. Partilharam seus conhecimentos com o público Andrea Sousa, Daniel, D’Andrea, Lenice Gomes, Luciana dos Santos Bernardo, Joaquim Maria Botelho, Lucélia Borges e Marco Haurélio.

Em 2020 devido a situação de pandemia de Covid-19 não foi possível realizar o Quarto Encontro.

Em 2021 teremos o Quarto Encontro que acontecerá em um momento muito especial, cheio de esperança e alegria por estar acontecendo a retomada dos encontros presenciais após um período crítico de pandemia de Covid-19 e pela inserção da Semana dos Contadores de História no calendário oficial da cidade de Santos, a Lei 3820, de 4 de março de 2021, proposta pela vereadora Audrey Kleys, sempre atenta aos movimentos da cidade que visam a melhoria da qualidade de vida, fruição e formação de pessoas. O tema “Mulheres na História – Lutas e Conquistas” tem por propósito estimular nos participantes a reflexão sobre o papel da mulher nas histórias e na vida. Para tanto, traremos a Santos em encontros presenciais as convidadas Maristela Papa, escritora e contadora de histórias que a frente da Associação Amigos das Histórias, de Brasília, foi uma das vozes atuantes para o reconhecimento do trabalho dos contadores de histórias e Jeanine Pacheco, contadora de histórias, Doutoranda e Mestre em Saúde Coletiva pela UFES que utiliza as histórias no trabalho com mulheres em situação de violência. Tudo isso permeado por muitas histórias.

Realização

logoicvclogo

Apoio Cultural

apoio (8)
Asset 17
apoio (5)
apoio (4)
apoio (3)
apoio (2)
apoio (1)
apoio (9)
apoio (6)
apoio (7)