polenicvc

Projeto Pólen de Incentivo à Leitura

O Pólen é um projeto de incentivo à leitura realizado pelo Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves – I.C.V.C. cujo principal objetivo é oferecer ao público situações que possam inspirar ações educativas, culturais e que evidenciem, a partir da narração de histórias, a importância da palavra e do convívio. Por meio do Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen, que em 2019 teve a sua terceira edição, são fomentadas a troca de experiências, a reflexão e a discussão de questões fundamentais a respeito do papel do contador de histórias. As discussões e trocas enriqueceram as apresentações culturais gratuitas que paralelamente foram oferecidas ao público, mostrando as diferentes facetas da narração de histórias. Além do Encontro, o Projeto Pólen promove, em parceria com a Pinacoteca Benedicto Calixto, narrações de histórias temáticas, às 16h do último sábado de cada mês.

Breve História

O Projeto Pólen nasceu em 2008 como uma ação integrada composta por apresentação de teatro nas escolas, oficinas culturais para professores, apresentação de narração de história em hospitais e um encontro de contadores de histórias. Nesse Primeiro Encontro tivemos a presença das pesquisadoras e contadoras de histórias Regina Machado, Gyslaine Matos, Fernanda Ribeiro e do curador Alexandre Camilo. Este projeto, totalmente gratuito para o público, teve o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e foi desenvolvido em Cubatão, entre os anos de 2008 e 2009. Ao final do Projeto foram realizadas 77 apresentações e mais de 10 mil pessoas beneficiadas, em uma época em que a narração de histórias dava os primeiros passos para ser reconhecida como uma atividade capaz de contribuir o autoconhecimento, para o fomento das relações interpessoais e intergeracionais e fundamental para o estímulo à imaginação e incentivo à leitura nas crianças.

Após essa fase, por falta de recursos, o Projeto foi reestruturado e o I.C.V.C. passou a custear as apresentações dos contadores de histórias em creches públicas. Entretanto, sempre foi intenção do I.C.V.C. retomar pelo menos mais uma atividade do projeto original. Essa intenção se tornou mais forte com a proximidade do aniversário de 10 anos do Projeto. Trabalhamos intensamente para promover o Segundo Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen, que teve como temática “As diferentes facetas da narração de histórias nos dias de hoje”. Esse Segundo Encontro foi sediado em Santos e teve uma programação variada, com a presença de pesquisadores e contadores de histórias reconhecidos internacionalmente como a escritora Lenice Gomes, o pesquisador Marco Haurélio e os curadores Alexandre Camilo e Camila Genaro.

Foram oferecidos de forma gratuita ao público oficinas, espetáculos, palestras, apresentação de documentário e muitas histórias em rodas animadas e cheias de conhecimento. Terminamos o Encontro com uma enorme alegria e com a certeza de que devíamos torná-lo anual. E assim, nos preparamos para o Terceiro Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen.

Realização

icvcg

Apoio Cultural

logo-apoios_0009_aef
logo-apoios-sem
logo-apoios_0007_avv
logo-apoios_0006_aah
logo-apoios_0000_araquarela-logo
logo-apoios_0005_pbc
logo-apoios_0002_prefa
logo-apoios_0001_Hotel_Ibis_logo_2012
logo-apoios_0004_xis